M&S
ITA
ENG
FRA
ESP
POR
RUS
 


FUSION

Moagem

Peneiramento

Para Sal

Para Colas

Coloração a Seco

Moagem a Seco para Ceramica

Gres Porcellanato

Ceramica Vermelha

Micronização de Materiais Duros

Recuperação Dos Descartes Cerâmicos

Moagem De Carvão

Bagaço De Azeitona

Barita

Peneiramento Do Açúcar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PLANTAS PARA A RECUPERAÇÃO DOS DESCARTES CERÂMICOS

Pdf

A recuperação dos rejeitos de cerâmica é um problema muito presente no setor e a solução mais adequada, considerando os altos custos de eliminação e o impacto ambiental resultante desta eliminação, é a possibilidade de reciclá-los no sistema produtivo através do emprego de uma tecnologia extremamente eficiente que tem como finalidade final algumas vantagens objetivas em termos econômicos (custo das matérias primas), tecnológicos (utilização do chamote na pasta sem prolongar os ciclos de moagem) e ambientais.

PLANTAS PARA A RECUPERAÇÃO DOS DESCARTES CERÂMICOS

A Manfredini & Schianchi desenvolveu vários tipos de plantas para a recuperação dos seguintes tipos de descartes cerâmicos:

  • Descarte queimado prensado
  • Descarte queimado extrudado
  • Descarte cru prensado
  • Descarte cru prensado e extrudado

Plantas Para A Recuperação Dos Descartes Cerâmicos Queimado

O descarte queimado, seja ele esmaltado ou não, pode ser reciclado no sistema produtivo existente mediante o uso de uma planta que tenha como máquinas principais o Carro Extrator com Biela Dupla e o Moinho de Martelos tipo PIG.

O carro extrator, graças à sua forma especial, foi projetado especificamente para fazer a pré-britagem do descarte cerâmico com dimensões na entrada de até mesmo 300 mm, permitindo assim uma alimentação perfeita do moinho para a etapa seguinte de moagem.

Por outro lado, o Moinho PIG, graças à sua grande eficiência (até 15 t/h < 1 mm), consegue reduzir os descartes cerâmicos em pó com uma curva granulométrica caracterizada por uma elevada percentagem de material ultrafino.

PLANTAS PARA A RECUPERAÇÃO DOS DESCARTES CERÂMICOS PLANTAS PARA A RECUPERAÇÃO DOS DESCARTES CERÂMICOS

Esta solução permite poder utilizar o pó na saída diretamente nas etapas seguintes de moagem (tanto a seco, como a úmido).

Se for necessário ter um controle de peneiramento rígido, recorre-se a uma etapa seguinte que realiza esta operação, seguida por uma moagem secundária mediante o emprego de um Moinho PIG secundário de acabamento ou de um Moinho de Anéis Rotativos ARO.

As produtividades médias vão de um mínimo de 4 t/h a um máximo de 30 t/h (com a utilização de um moinho de acabamento), empregando diferentes tipos de descarte cerâmico (cerâmica vermelha, monoqueima, grés porcelanato e peças sanitárias) e com custos globais de manutenção e gestão nunca ultrapassando os 4 € por tonelada de produto.

Plantas Para A Recuperação Dos Descartes Cerâmicos cru prensado

A recuperação dos descartes crus prensados (esmaltados e não esmaltados) representa uma ótima solução para as fábricas que, por não disporem de uma planta própria de preparação das matérias primas, adquirem a pasta cerâmica de fornecedores externos.

Esta solução reduz em muito o custo de eliminação e de compra das matérias primas; além disso, contribui para reduzir o impacto ambiental causado pelo transporte dos descartes crus em caminhões.

A planta baseia-se principalmente na utilização de um Moinho de Martelos MSF1 provido de grade calibradora. Graças a um sistema de aspiração instalado depois do moinho e de um dispositivo de dosagem, é capaz de alimentar a esteira de transporte do material atomizado de maneira precisa, sem criar problemas na etapa seguinte de prensagem.

PLANTAS PARA A RECUPERAÇÃO DOS DESCARTES CERÂMICOS PLANTAS PARA A RECUPERAÇÃO DOS DESCARTES CERÂMICOS PLANTAS PARA A RECUPERAÇÃO DOS DESCARTES CERÂMICOS

A produtividade média desta planta é de cerca de 500 kg/h, com custos de manutenção e gestão marginais.

Os dados fornecidos são indicativos e podem ser alterados sem aviso prévio

 

 


Via G.M. Dallari, 2 - 41049 Sassuolo (MO) - Italy
Tel. +39-0536-801207 Fax: +39-0536-807248
Email: sales@ms-plants.it